terça-feira, novembro 22, 2011

Entrevista - Coordenadora do curso de Eng. de Produção da UFGD

A entrevista foi realizada com a professora Fabiana Raupp que possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Santa Cruz do Sul e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é aluna de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados - MS.

1- O que é eng. organizacional? Qual a relação dessa área com a eng. De produção? 
A Engenharia Organizacional é o conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.
A relação da Engenharia Organizacional com a Engenharia de Produção é direta, pois sem esses conhecimentos fica difícil de você conseguir gerir eficientemente uma organização.

2- Como um engenheiro de produção pode atuar na área de eng. organizacional?
De varias formas, pois como já foi abordado é uma área ampla, que vai desde o planejamento estratégico de uma empresa, passando pelo desenvolvimento de um projeto, fazendo a gestão do conhecimento e os sistemas de informação sejam aplicados da melhor forma para auxiliar no gerenciamento.

3- Qual a diferença ente gestão do conhecimento e gestão da informação?
A área de gestão do conhecimento engloba a gestão da informação, pois para se gerar conhecimento é necessário que se tenha informação.

4- O planejamento estratégico e organizacional é realmente um fator diferenciador do sucesso das organizações?
Com toda a certeza, pois em primeiro lugar você precisa saber para onde quer ir para então começar a pensar em como fazer isso, e só sabendo onde se quer chegar que se sabe qual caminho tomar e quando se chega no destino. 

Entrevista - Engenheiro de Produção da Petrobrás

Leandro Fonseca Lopes
Engenheiro de Produção
Petrobras/Exploração e Produção
Unidade de Operações do Rio Grande do Norte e Ceará
Ativo Mossoró/Programação e controle da Produção


1)O que faz um engenheiro de produção na área de PPCP ?
- O Principal foco do Engenheiro de Produção está área de gestão. Coordenar atividades/processos para buscar melhor desempenho (menor tempo e menor custo), devendo se ater grande tempo do processo na área de planejamento ao invés de execução.

2) Quais as ferramentas utilizadas pelo engenheiro de produção (PPCP) no dia a dia?
- Utilizamos ferramentas do PDCA:
* Reunião de Análise Critica com planos de ações prazos e responsáveis (RAC's), com acompanhamento continuo do processo;
- Espinha de causa e efeito;
- Brainstorming;
- Benchmarking;

3)Quais as expectativas quanto ao mercado na região, especificando também a cidade Mossoró-RN?
- Vejo que a região e principalmente Mossoró-RN, tem crescido bastante em oportunidades para emprego, vemos diariamente a necessidade de mão de obra qualificada, tendo que trazer de pólos maiores (Natal e Fortaleza). Região que está investindo muito em infra estrutura, educação de nível superior, etc. Mas vejo que o Engenheiro de produção não deve e não pode visualizar somente como oportunidade a região ao seu redor, tem que visualizar como o mundo em suas mãos, buscar melhoria e oportunidades fora, que isso os engenheiros de produção são capazes. O engenheiro de Produção hoje no mercado Brasileiro está bem visto, vemos que tem crescido bastante o número de concursoa de empresas buscando esse tipo de profissional para suas empresas.

4)Qual a importância da área de Engenharia de Operações e Processos da Produção para as organizações?
- Como já falei anteriormente, o Engenharia de Operações e Processos da Produção em uma empresa pode trazer grande oportunidade de ganho quanto a melhor desempenho e organização para empresa devido sua facilidade em visualizar todo o processo, vendo a empresa como o todo e otimizando cada processo para melhor desempenho da empresa como o todo e não melhoria para um único setor.

5)Em que tipo de empresa o profissional da área de Engenharia de Operações e Processos da Produção pode atuar?
- Não se tem limitação de que tipo de empresa, pode ser na industria salineira, Fabrica de Alimentos, Empresa na área de Petróleo, Industria Cerâmica, Cerrarias, construção civil (área de Projetos), organizações ambientais, agronegócio e etc.

6) Ao desenvolver suas tarefas, sente que usa conhecimentos adquiridos na sua vida acadêmica?
- O principal conhecimento que adquirimos e nos facilita no dia a dia é o censo de visualizar o processo como o todo (Entradas, processo e Saídas), mesmo não sendo especialista em uma área conseguimos juntar as ideias de cada área e otimizar um processo.

Entrevista - Prof. Eng. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Entrevista com o Prof. Eng. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior, no dia 19 de Outubro de 2011 na UFERSA

1- Qual a importância da análise da demanda para Engenharia de Produção?
A primeira atividade de um Engenheiro de Produção é alinhar a capacidade produtiva à demanda. Como é que eu vou projetar a capacidade da minha planta produtiva para um mês, para um ano, para cinco anos, se vou precisar de hora extra? A primeira coisa que devo fazer é fazer uma análise da minha demanda. A demanda é a entrada para qualquer sistema de planejamento e controle da produção e demanda se trabalha de várias formas: métodos quantitativos e qualitativos.

2- É fácil entender os métodos quantitativos. Como seriam os métodos qualitativos?
Por exemplo, eu tenho uma empresa com vários vendedores. Uma forma de fazer uma análise qualitativa da demanda é fazer entrevistas com os vendedores perguntando qual será o comportamento da demanda nos próximos meses. Outro exemplo seria reunir uma série de executivos especialistas na área e perguntá-los como vai se comportar o mercado no tempo futuro. Isso se chama de painel de executivos.

3- No curso de Engenharia de Produção em qual disciplina iremos estudar Análise da demanda?
Planejamento e Controle de Operações 1.

4- Citar exemplos de impactos da variação da demanda na produção.
Quando houve a crise, a Embraer teve que demitir 4 mil funcionários porque como a demanda diminuiu ela teve que diminuir também sua capacidade produtiva. Isso são técnicas de nivelagem de demanda com capacidade. Se você tem capacidade muito alta com demanda baixa, capacidade alta significa custos altos (com máquinas, pessoas, materiais). Se você tem custos altos com receitas baixas (que vêm da demanda baixa) você terá prejuízos. Se você tem sucessivos prejuízos sua empresa vai quebrar. Por isso, nessa situação a capacidade produtiva deve ser diminuída para se dimunuir os custos. Para isso deve-se reduzir custos com materiais, máquinas e pessoal.

Entrevista - Prof. Eng. David Sena da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Entrevista com o Prof. Eng. David Sena no dia 18 de Outubro de 2011 na Ufersa

1- As empresas da região aplicam a Pesquisa Operacional em suas operações?
A princípio, aqui em Mossoró eu não conheço nenhuma empresa que aplique conhecimentos de Pesquisa Operacional em suas operações. Porém se você considerar que MRT1, MRT2, programação de produção estão incluídas em Pesquisa Operacional, algumas empresas aplicam Pesquisa Operacional em suas operações. Em Fortaleza, muitas empresas aplicam Pesquisa Operacional.

2- Para que serve o software ARENA? Qual a relação entre teoria das filas, ARENA, simulação e pesquisa operacional?
Pesquisa Operacional diferencia-se de simulação pois pesquisa operacional resolve questões enquanto simulação executa cenários. Teoria das filas, assim com programação linear, está dentro da pesquisa operacional. O ARENA é um software de simulação.

3- O que é uma fila? Exemplos.
É quando se tem um recurso e em um determinado momento existe uma demanda maior do que a oferta. Existem filas no trânsito, na internet quando o servidor está congestionado, na sala dos professores quando o mesmo está atendendo alguém mas existem pessoas fora esperando para serem atendidas, nos bancos, nos processos industriais, etc.

4- Como um Engenheiro de Produção aplica esses conhecimentos de teoria das filas na prática?
O Engenheiro de Produção vai trabalhar para reduzir ou acabar com os gargalos do sistema. Gargalo é ponto que limita o fluxo de alguma coisa. É nos gargalos do sistema onde haverá muita fila. Então o Engenheiro de Produção vai trabalhar para diminuir para reduzir os gargalos.

segunda-feira, novembro 21, 2011

Entrevista - Coordenador do curso de Eng. de Produção da UCS

Entrevista relizada com Dr. Joanir Luís Kalnin, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 11 nov. 2011

1. Qual a importância da Engenharia da Qualidade para a sociedade/organizações?
 
Dr. Kalnin: Uma empresa só consegue ser competitiva se produzir produtos com  qualidade que o mercado em questão exige. Portanto, qualidade é um pré-requisito para encantar os clientes-alvos.

2. Quais os desafios principais, que um Engenheiro de produção encontra ao atuar nessa área?
 
Dr. Kalnin: O principal desafio é produzir com mais eficiência e eficácia utilizando cada vez menos recursos físicos e humanos, ou seja, otimizando os processos.

 3. Onde pode ser aplicada a Engenharia da Qualidade?

Dr. Kalnin: Na nossa casa, empresa, rua, no dia a dia, ou seja em todos os lugares  podemos utilizar os princípios da qualidade.

 4. Na sua concepção, Como a Engenharia da Qualidade se relaciona com  as demais áreas da Engenharia de Produção (engenharia de produto,  logística, pesquisa operacional...)?

Dr. Kalnin: Essa relação é horizontal, ou seja, ela deve estar presente em toda a  cadeia de suprimentos.

5. Como ou quais ferramentas, um Engenheiro de Produção pode utilizar  para aumentar a confiabilidade de um processo e/ou produto?

Dr. Kalnin: Aplicando os 14 princípios da qualidade definidos por Deming e exigir que os padrões da ISO sejam realmente respeitados.
 

 6. Qual a importância da Engenharia da Qualidade para o processo de tomada de decisão nas organizações?

Dr. Kalnin: Qualidade tem haver com ética, bom senso, respeitar os clientes, ouvi-los e buscar através do lançamento de produtos encantá-los. Portanto, ela é  importante para as organizações e sociedade.

7. No seu ponto de vista, como se encontra a demanda atual de Engenheiros de Produção? essa demanda é crescente ou decrescente?

Dr. Kalnin: Hoje, está faltando engenheiro em todas as áreas. Como o Engenheiro de Produção é um gestor com visão interdisciplinar, obviamente existe  carência desse profissional nas empresas.

 8. Qual ou quais áreas da Engenharia de Produção apresentam mais  carência de Profissionais?

DR. Kalnin: Pesquisa operacional, Gestão Econômica e Engenharia do Produto.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles