terça-feira, novembro 22, 2011

Entrevista - Prof. Eng. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Entrevista com o Prof. Eng. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior, no dia 19 de Outubro de 2011 na UFERSA

1- Qual a importância da análise da demanda para Engenharia de Produção?
A primeira atividade de um Engenheiro de Produção é alinhar a capacidade produtiva à demanda. Como é que eu vou projetar a capacidade da minha planta produtiva para um mês, para um ano, para cinco anos, se vou precisar de hora extra? A primeira coisa que devo fazer é fazer uma análise da minha demanda. A demanda é a entrada para qualquer sistema de planejamento e controle da produção e demanda se trabalha de várias formas: métodos quantitativos e qualitativos.

2- É fácil entender os métodos quantitativos. Como seriam os métodos qualitativos?
Por exemplo, eu tenho uma empresa com vários vendedores. Uma forma de fazer uma análise qualitativa da demanda é fazer entrevistas com os vendedores perguntando qual será o comportamento da demanda nos próximos meses. Outro exemplo seria reunir uma série de executivos especialistas na área e perguntá-los como vai se comportar o mercado no tempo futuro. Isso se chama de painel de executivos.

3- No curso de Engenharia de Produção em qual disciplina iremos estudar Análise da demanda?
Planejamento e Controle de Operações 1.

4- Citar exemplos de impactos da variação da demanda na produção.
Quando houve a crise, a Embraer teve que demitir 4 mil funcionários porque como a demanda diminuiu ela teve que diminuir também sua capacidade produtiva. Isso são técnicas de nivelagem de demanda com capacidade. Se você tem capacidade muito alta com demanda baixa, capacidade alta significa custos altos (com máquinas, pessoas, materiais). Se você tem custos altos com receitas baixas (que vêm da demanda baixa) você terá prejuízos. Se você tem sucessivos prejuízos sua empresa vai quebrar. Por isso, nessa situação a capacidade produtiva deve ser diminuída para se dimunuir os custos. Para isso deve-se reduzir custos com materiais, máquinas e pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles