terça-feira, novembro 22, 2011

Entrevista - Engenheiro de Produção da Petrobrás

Leandro Fonseca Lopes
Engenheiro de Produção
Petrobras/Exploração e Produção
Unidade de Operações do Rio Grande do Norte e Ceará
Ativo Mossoró/Programação e controle da Produção


1)O que faz um engenheiro de produção na área de PPCP ?
- O Principal foco do Engenheiro de Produção está área de gestão. Coordenar atividades/processos para buscar melhor desempenho (menor tempo e menor custo), devendo se ater grande tempo do processo na área de planejamento ao invés de execução.

2) Quais as ferramentas utilizadas pelo engenheiro de produção (PPCP) no dia a dia?
- Utilizamos ferramentas do PDCA:
* Reunião de Análise Critica com planos de ações prazos e responsáveis (RAC's), com acompanhamento continuo do processo;
- Espinha de causa e efeito;
- Brainstorming;
- Benchmarking;

3)Quais as expectativas quanto ao mercado na região, especificando também a cidade Mossoró-RN?
- Vejo que a região e principalmente Mossoró-RN, tem crescido bastante em oportunidades para emprego, vemos diariamente a necessidade de mão de obra qualificada, tendo que trazer de pólos maiores (Natal e Fortaleza). Região que está investindo muito em infra estrutura, educação de nível superior, etc. Mas vejo que o Engenheiro de produção não deve e não pode visualizar somente como oportunidade a região ao seu redor, tem que visualizar como o mundo em suas mãos, buscar melhoria e oportunidades fora, que isso os engenheiros de produção são capazes. O engenheiro de Produção hoje no mercado Brasileiro está bem visto, vemos que tem crescido bastante o número de concursoa de empresas buscando esse tipo de profissional para suas empresas.

4)Qual a importância da área de Engenharia de Operações e Processos da Produção para as organizações?
- Como já falei anteriormente, o Engenharia de Operações e Processos da Produção em uma empresa pode trazer grande oportunidade de ganho quanto a melhor desempenho e organização para empresa devido sua facilidade em visualizar todo o processo, vendo a empresa como o todo e otimizando cada processo para melhor desempenho da empresa como o todo e não melhoria para um único setor.

5)Em que tipo de empresa o profissional da área de Engenharia de Operações e Processos da Produção pode atuar?
- Não se tem limitação de que tipo de empresa, pode ser na industria salineira, Fabrica de Alimentos, Empresa na área de Petróleo, Industria Cerâmica, Cerrarias, construção civil (área de Projetos), organizações ambientais, agronegócio e etc.

6) Ao desenvolver suas tarefas, sente que usa conhecimentos adquiridos na sua vida acadêmica?
- O principal conhecimento que adquirimos e nos facilita no dia a dia é o censo de visualizar o processo como o todo (Entradas, processo e Saídas), mesmo não sendo especialista em uma área conseguimos juntar as ideias de cada área e otimizar um processo.

1 comentários:

Jefferson disse...

Parabéns!! Muito importante este tipo de compartilhamento de vivência na carreira e de experiência profissional. principalmente para nós que ainda estamos seguindo dentro das salas de aula e que teremos que passar por este primeiro contato com a o mercado de trabalho.

Jefferson Campista
3º Semestre, Centro Universitário Jorge Amado
Bacharelado em Eng. de Produção

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles